O mercado nada mais é do que o conjunto de pessoas que possuem interesse em produtos, serviços ou até assuntos específicos e que estão dispostas a investir dinheiro para realizar os seus desejos ou necessidades.
Levando isso em consideração, o grande segredo para o sucesso nos negócios então, é conhecer o mercado que a sua empresa está inserida, além dos desafios que você poderá enfrentar.
Os produtos, serviços e assuntos de interesses são variados em todos os segmentos e, no caso de sua empresa, o primeiro desafio é encontrar, entre as pessoas no mercado, aquelas que querem pagar pelo produto que a sua empresa oferece. Chamando essas pessoas interessadas de público-alvo da sua empresa. Para isso, você precisa, continuamente, encontrar essas pessoas e ir atrás do seu público.
Diariamente, um empreendedor de sucesso precisa fazer um exercício de autoconhecimento do seu negócio com os seguintes questionamentos:
- Quem são os meus clientes?
- O que eles desejam ou precisam?
- Quanto eles estão dispostos a pagar pelo que ofereço?
- Como eles vão ficar sabendo sobre o que ofereço?
- Como eles vão receber o que ofereço?
- Como eles vão pagar pelo que ofereço?
É respondendo a essas perguntas diariamente que as empresas se mantêm atuantes, atualizadas e constroem o caminho que devem trilhar para o sucesso de seus negócios.
Como expõe Michel Gerber, um dos mais renomados consultores de empresas dos EUA, “não existe empresa pequena, existe empresa que vai crescer ou que vai fechar”.
Conhecer o seu mercado, sem sombra de dúvidas, potencializa os bons resultados. Você sabe em qual mercado sua empresa está inserida e trabalha bem dentro dele? Confira nossa aula gratuita de Marketing e vendas para pequenas empresas e saiba mais sobre o mercado, cliente e como começar a trilhar o caminho do sucesso!