Abrir e gerenciar um negócio é um trabalho árduo. Além de possuir conhecimentos sobre a gestão interna da empresa, o empresário precisa saber lidar com a sua equipe, não apenas demandando tarefas, mas também estimulando e sendo exemplo. Essas são algumas das características de um bom líder, vamos conferir mais algumas?
– Iniciativa
Bons líderes servem como exemplo positivo para a sua equipe, propõem ideias e trabalham em cima delas até o ponto da sua implementação. Não apenas dão sugestões e esperam que todos a adotem. Contratempos acontecem, e, ainda que precisem ser resolvidos, o bom
líder se mostra confiante, levando sua equipe a enfrentar, realizar mudanças e aceitar novos desafios visando a execução do projeto.
– Trabalho em equipe
Uma das principais características de um líder é a habilidade de trabalhar em equipe. É preciso se comunicar bem e ser um bom ouvinte. Além de levar as opiniões da sua equipe em consideração, entende que eles tem a acrescentar no seu negócio e trabalha lado a lado com eles. Um bom líder fomenta a lealdade e a produtividade da sua equipe.
– Humildade
Reconhecer suas falhas e fraquezas é uma das características mais genuínas em um bom líder. Entender que existem momentos de pedir ajuda à sua equipe e de admitir quando estiver errado ou quando não souber de algum assunto. Também é importante ter sensibilidade e empatia para compreender os problemas da sua equipe.
Você possui essas características? Quer saber mais sobre outros assuntos relacionados ao seu negócio? Confira nossa aula gratuita de Gestão de Pessoas para Pequenas Empresas!