fbpx
Treinamento de Pessoal

A importância do treinamento para lapidar uma equipe de sucesso

O primeiro passo para desenvolver as pessoas de acordo com as necessidades da sua empresa e também das próprias pessoas é ter a consciência de que as constantes mudanças do mercado, resultantes da tecnologia, novos hábitos de consumo e aumento da concorrência, exigem que seus profissionais tenham a capacidade de responder prontamente aos novos desafios no ambiente de negócios. Por isso, de forma contínua, os gestores devem pensar e aplicar treinamento de pessoal.

Dessa forma, é necessário avaliar as necessidades da equipe, e por isso é importante que seja feita uma análise de SWOT para determinar os principais pontos que devem ser construídos e lapidados entre os membros da sua equipe de trabalho. Assim, a capacitação de seus profissionais através de um treinamento terá maior assertividade e resultados para os objetivos da sua organização.

Mas, o que é treinamento?

Treinar uma pessoa é dar a ela condições para que possa desenvolver suas atividades de forma mais eficiente, eficaz, racional e qualificada. O treinamento deve ter também o propósito de desenvolver a pessoa, em suas necessidades individuais.

Objetivos do treinamento

– Preparar os recursos humanos para a execução imediata das diversas tarefas peculiares à organização;

– Proporcionar oportunidades para o contínuo desenvolvimento pessoal, não apenas em seus cargos atuais, mas também em outras funções para as quais a pessoa possa ser considerada.

O treinamento envolve a transformação da informação em um conhecimento específico, com o intuito de desenvolver habilidades e modificar as atitudes na empresa.

Mas lembre-se: o treinamento de pessoal é coisa séria. Não se treina só por treinar. O treinamento deve ter sempre um objetivo a ser alcançado, de forma econômica, prática, com qualidade, satisfação e sem desperdício. Um treinamento não planejado deixa de ser investimento e passa a ser custo. Daí a necessidade de se cumprir todas as etapas de um treinamento. São elas:

1) Por que treinar? (Diagnóstico de necessidades)
2) Para que treinar? (Planejamento do treinamento)
3) Quem treinar? (Execução do treinamento)
4) Quando treinar? (Avaliação do treinamento)

Quer saber mais sobre as etapas do treinamento e outros assuntos relacionados a sua empresa? Clique no link e faça uma aula grátis em nosso curso de Gestão de Pessoas para Pequenas Empresas e fique mais perto do sucesso da sua empresa.