Atualmente, para que a sua empresa possa ter um diferencial competitivo, é necessário também desenvolver e reter os talentos profissionais que trabalham para você. Muita gente já percebeu que investir em treinamento de pessoal significa redução de custos, manuseio correto de equipamentos de trabalho, menos desperdício de material, diminuição de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais e menos faltas ao trabalho, dentre outros benefícios.
Por outro lado, o funcionário precisa ver no treinamento uma oportunidade de crescimento e de aumento de sua bagagem profissional e intelectual, resultantes dos novos conhecimentos técnicos e comportamentais adquiridos.
Técnicas de treinamento
A competência de negócios é uma técnica de treinamento que está relacionada ao conhecimento e compreensão do negócio, os valores, a missão e a visão da empresa. A competência técnico-profissional, por sua vez, é uma competência particular, específica de determinadas atividades e operações.
A competência social está ligada ao desenvolvimento de habilidades sociais, com vistas ao relacionamento interpessoal e trabalho em equipe. Neste caso, o seu treinamento pode ser: i) técnico-operacional; ii) de aperfeiçoamento de líderes ou gestores; iii) ou comportamental. Não entendeu? Calma, o CMPE te explica.
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i) Pode ser aplicado para adequar o conhecimento técnico às exigências dos equipamentos, dos novos processos administrativos, etc;
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ii) esse treinamento envolve a compreensão de tarefas em quatro esferas: planejamento, organização, controle e liderança. A liderança é considerada uma característica muito importante para o alcance do resultado organizacional;
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iii) tem como objetivo auxiliar os colaboradores a pensar e agir de acordo com os valores, missão e visão da empresa, para desenvolver as capacidades que precisam ser aperfeiçoadas.
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